Certificação Inmetro para Bombas Centrífugas
A certificação e o registro de Bombas Centrífugas no INMETRO com a Vione Assessoria é um processo obrigatório e fundamental para empresas que comercializam e importam esses produtos para o Brasil. De acordo com a Portaria n.º 319 de 23/07/2021, emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a certificação é compulsória e exige que os fabricantes e importadores estejam em conformidade com as normas estabelecidas.
O Que é Considerado Bombas Centrífugas com Registro obrigatório pelo INMETRO?
Bombas mancalizadas e bombas monoblocos (acopladas diretamente ao motor elétrico) que possuam rotor centrífugo, projetadas para bombeamento de água,que apresentem as seguintes características:
- Sucção simples ou sucção dupla;
- Rotor do tipo fechado, semiaberto ou aberto;
- Um ou mais rotores (ou seja, monoestágio ou multiestágio, respectivamente);
- Eixo horizontal ou vertical;
- Vazão, no ponto de maior eficiência, entre 2 e 1000 m3 /h; e
- Rotação específica entre 6 e 80 min-1Os Artigos Escolares, deverão ser fabricados, importados, distribuídos e comercializados, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos ora publicados.
A bomba centrífuga, deverá ser fabricada, importada, distribuída e comercializada com seu rendimento, classe de eficiência energética e consumo de energia, quando aplicável, informados corretamente ao consumidor.
Dispensa de Certificação
No entanto, alguns tipos de Bombas Centrífugas estão dispensados da certificação conforme a Portaria n.º 319 de 23/07/2021.
Encontram-se excluídos do cumprimento das disposições previstas:
- Bombas submersas (motor e bomba dentro d´água) ou submersíveis (bomba dentro d´água e motor fora);
- Bombas com dispositivo injetor ou ejetoras, seja interno, do tipo “Venturi”, ou externo;
- Bombas periféricas ou regenerativas; ou
- Bombas com sistemas de alimentação com as seguintes características:
Alimentadas pela energia solar, motor a combustão, motor elétrico com inversor de frequência integrado, motor elétrico projetado para operação diferente do regime contínuo (ou seja, diferente do regime tipo S1), motorelétrico projetado para operação em rede com frequência diferente de 60 Hz, motor elétrico monofásico com potência maior que 15 cv (aproximadamente 11,033 kW) ou trifásico com potência maior que 25 cv (aproximadamente 18,388 kW), motor elétrico com rotação 6 ou 8 polos, ou motor elétrico com refrigeração que não seja a ar.
Não são bombas centrífugas as turbobombas de fluxo misto ou axial e bombas volumétricas (ou de deslocamento positivo), sejam alternativas (pistão, embolo e diafragma) ou rotativas (engrenagens, lóbulos, parafusos e palhetas deslizantes).
Como Funciona o Processo de Certificação de Bombas Centrífugas?
O processo de certificação e registro inmetro de Bombas Centrífugas envolve uma análise documental detalhada, conforme os requisitos estabelecidos Portaria n.º 319 de 23/07/2021, seguida por ensaios no produto para avaliação.
Por Que Certificar as Bombas Centrífugas no Inmetro?
Certificar as bombas centrífugas no inmetro é essencial para garantir a conformidade com as leis brasileiras e permitir a importação e a comercialização dos produtos no mercado nacional. Além disso, a certificação demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e segurança dos seus produtos, evitando problemas legais e possíveis penalidades.
A obtenção do registro no Inmetro é condicionante para a autorização do uso do Selo de Identificação da Conformidade nos produtos certificados e para sua disponibilização no mercado nacional.
As Bombas Centrífugas, objeto deste Regulamento, deverão ser fabricados, importados, distribuídos e comercializados, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos ora publicados.
As Bombas Centrífugas, estão sujeitos ao regime de licenciamento de importação não automático, devendo o importador obter anuência no Inmetro, considerando a Portaria Inmetro nº 18, de 14 de janeiro de 2016, ou substitutiva.
Veja algumas dúvidas que vamos esclarecer, entre em contato agora!
Como funciona o processo de certificação de Bombas Centrífugas no INMETRO?
Quais são as etapas envolvidas no processo de certificação?
Quanto tempo leva para obter a certificação de Bombas Centrífugas?
Quais são os documentos necessários para iniciar o processo de certificação?
Quais são os custos envolvidos na certificação de Bombas Centrífugas?
Qual é a validade da certificação de Bombas Centrífugas?
A certificação de Bombas Centrífugas é obrigatória para importação?
Como a Vione Assessoria Pode Ajudar?
A Vione Assessoria oferece suporte técnico especializado para empresas que buscam registrar as Bombas Centrífugas no INMETRO. Com nossa assistência, você terá todo o acompanhamento necessário para garantir que o processo seja realizado de forma correta e eficiente, evitando erros e atrasos. Conte conosco para cuidar de todas as etapas da certificação e garantir a conformidade dos seus produtos.
Não perca tempo com a certificação! Entre em contato com a Vione Assessoria hoje mesmo e deixe-nos cuidar de tudo para você. Estamos aqui para garantir o sucesso do seu negócio e a qualidade dos seus produtos no mercado brasileiro.
contato@vioneassessoria.com.br
Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1132 – Conj. 1109 – Bloco B (Soho Office), CEP: 05314-000, Vila Leopoldina – São Paulo – SP – Brasil