Certificação Inmetro de Componentes Automotivos

A certificação e o registro de Componentes Automotivos no INMETRO com a Vione Assessoria é um processo obrigatório e fundamental para empresas que comercializam e importam esses produtos para o Brasil. é um processo obrigatório e fundamental para empresas que comercializam e importam esses produtos para o Brasil. De acordo com a Portaria n.º 145 de 28/03/2022, emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a certificação é compulsória e exige que os fabricantes e importadores estejam em conformidade com as normas estabelecidas.

O Que é Considerado Produtos Automotivos com Certificação Compulsória pelo INMETRO?

O Inmetro define produtos automotivos conforme a seguir:

  1. Amortecedores da suspensão;
  2. Bomba elétrica de combustível para motores do ciclo Otto;
  3. Buzina;
  4. Pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção);
  5. Anéis de pistão;
  6. Bronzinas;
  7. Lâmpadas;
  8. Bateria chumbo-ácido;
  9. Materiais de atrito para freios, e
  10. Terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais.

Dispensa de Certificação

No entanto, alguns tipos de Componentes Automotivos estão dispensados da certificação conforme a Portaria n.º 145 de 28/03/2022.

  1. Destinados às linhas de montagem de veículos automotores, exceto baterias;
  2. A serem aplicados em veículos devido a recall;
  3. Destinados exclusivamente a veículos com produção descontinuada até 31 de dezembro de 1999, exceto baterias;
  4. Destinados exclusivamente a veículos que possuam relação potência/peso (RPP) maior que 140, calculado como RPP= (Pn/m) *1000kg/kW, destinados exclusivamente a veículos com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 3,5 toneladas que possuam potência máxima superior a 195kW;
  5. Destinados exclusivamente a veículos com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 3,5 toneladas que possuam preço público sugerido mínimo de venda de R$250.000,00;
  6. Importados ou comercializados como parte de um conjunto montado, tais como, mas não exaustivamente;
  1. Para amortecedores de suspensão, somente aqueles que forem fornecidos previamente montados no eixo do veículo e, também, aqueles destinados a outras partes do veículo que não seja suspensão;
  2. Para bombas elétricas de combustível, somente aquelas montadas no tanque de combustível;
  3. Para pistões, pinos, anéis trava, anéis de pistão e bronzinas, somente aqueles montados em motores completos, ou em motores parcialmente montados (constituídos, pelo menos, por bloco do motor, pela árvore de manivelas e por todos os pistões, pinos, anéis trava, anéis de pistão e bronzinas) ou destinados, exclusivamente, a compressores de ar;
  4. Terminais e barras de direção, somente aquelas da caixa de direção montada;
  5. Materiais de atrito, somente aqueles montados em conjunto de disco com pastilhas ou tambor com lonas;

Como Funciona o Processo de Certificação de Produtos Automotivos?

O processo de certificação de produtos automotivos envolve uma análise documental detalhada, conforme os requisitos estabelecidos Portaria n.º 145 de 28/03/2022, seguida por ensaios no produto para avaliação.

Por Que Certificar Produtos Automotivos no Inmetro?

Certificar os produtos automotivos é essencial para garantir a conformidade com as leis brasileiras e permitir a importação e a comercialização dos produtos no mercado nacional. Além disso, a certificação demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e segurança dos seus produtos, evitando problemas legais e possíveis penalidades.

A obtenção do registro no Inmetro é condicionante para a autorização do uso do Selo de Identificação da Conformidade nos produtos certificados e para sua disponibilização no mercado nacional.

Os componentes automotivos, objeto deste Regulamento, deverão ser fabricados,

importados, distribuídos e comercializados, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos ora publicados.

Os componentes automotivos abrangidos pelo Regulamento, estão sujeitos

ao regime de licenciamento de importação não automático, devendo o importador obter anuência no Inmetro, considerando a Portaria Inmetro nº 18, de 14 de janeiro de 2016, ou substitutiva.

Veja algumas dúvidas que vamos esclarecer, entre em contato agora!

Como funciona o processo de certificação de Componentes Automotivos no INMETRO?

Quais são as etapas envolvidas no processo de certificação?

Quanto tempo leva para obter a certificação de Componentes Automotivos?

Quais são os documentos necessários para iniciar o processo de certificação?

Quais são os custos envolvidos na certificação Componentes Automotivos?

Qual é a validade da certificação Componentes Automotivos?

A certificação de Componentes Automotivos é obrigatória para importação?

Como a Vione Assessoria Pode Ajudar?

A Vione Assessoria oferece suporte técnico especializado para empresas que buscam registrar os Componentes Automotivos no INMETRO. Com nossa assistência, você terá todo o acompanhamento necessário para garantir que o processo seja realizado de forma correta e eficiente, evitando erros e atrasos. Conte conosco para cuidar de todas as etapas da certificação e garantir a conformidade dos seus produtos.

Não perca tempo com a certificação! Entre em contato com a Vione Assessoria hoje mesmo e deixe-nos cuidar de tudo para você. Estamos aqui para garantir o sucesso do seu negócio e a qualidade dos seus produtos no mercado brasileiro.


  (11) 99142-0724

  contato@vioneassessoria.com.br

  Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1132 – Conj. 1109 – Bloco B (Soho Office), CEP: 05314-000, Vila Leopoldina – São Paulo – SP – Brasil